22.3.14

Espaço Fofolete

As Fofoletes têm apenas 8 cm, são coloridas, sorridentes; têm olhos de vidro ou pintados, bochechas rosadas; cabelos curtos ou longos; são brancas, negras, ruivas, loiras; e atraem adultos e crianças em todo o mundo. Elas surgiram nos anos de 1970, lançadas pela fábrica grega El Greco; passaram a ser fabricadas no Brasil pela Trol, em julho de 1978; pela Nibo (Uruguai), pela Gig (Itália), e em muitos outros países, como Holanda, Estados Unidos e Alemanha. Ganharam o mundo com as mais diferentes denominações e variações - Luciferpoppetjes, Baby Williams, Sofficino, Fiammiferini, Fiammiferino, Fofolete, Flämmchen, Matchboxbabies, Pierino, El Greco, Pollicino, Poupées D'allumettes,Feufolette, Fosfolette, Fiammiferino Negretto, Little Friends, Baby Honnepon, Matchbox Doll, Matchbox Beanies, Bean Dolls.
No Brasil, além das Fofoletes, a Trol criou também as Minuches, tipo Fofoletes de 16 centímetros, e do mesmo tamanho o palhaço Pirulito; e palhaços pequenos de 8 cm, as Fofoletes agarradinhas e as coelhinhas. A partir dos anos de 1980, uma nova geração de minibonecas passou a ser fabricada pela Estrela, começando com a Miudinha e o Miudinho. A Trol encerrou suas atividades no início dos anos de 1990 e, em 1999, a Estrela passou a lançar coleções de Fofoletes, com o mesmo tamanho das primeiras e, inicialmente, também dentro de "caixinhas de fósforos". Elas se multiplicaram - até 2015, quando foram lançadas as Princesas Disney, já eram 32 coleções -, agrupadas por temas, com roupas e acessórios diversos.
O tamanho das Fofoletes da Trol e da Estrela é o mesmo; as maiores diferenças entre elas são os chamados "olhos de vidro" das bonequinhas da Trol e a grande variedade das bonecas da Estrela. Veja mais fotos das Fofoletes no Flickr e no Instagram.

2 comentários:

Fico muito feliz com seu interesse por este blog e seu conteúdo. Fofolete também é cultura :)